sexta-feira, 28 de junho de 2013

Comer flores?

10-05-2013
A utilização de flores e plantas espontâneas na alimentação são temas bastante fascinantes… hoje centramo-nos nas flores comestíveis!

As flores sempre fizeram parte da nossa alimentação, sendo que as mais conhecidas são os brócolos, a couve-flor e a alcachofra. 
As flores, desde que sejam comestíveis, dão um toque fresco e refinado aos pratos. Podem ser utilizadas de várias formas em pratos doces ou salgados, bebidas alcoólicas, refrescos e infusões (basta usar a imaginação). As formas mais frequentes de utilizarmos as flores são as seguintes:  decorar saladas; aromatizar vinagres e azeites; fazer cubos de gelo com flores, para dar um toque especial a bebidas; fazer chás ou refrescos; utilizar, especialmente as pétalas, em geleias, gelatinas, gelados, pudins, cremes e licores. Normalmente as flores não se cozinham, servem-se cruas, para que possam preservar a sua graça/aparência e sabor na totalidade.
Há sempre cuidados a ter, visto que algumas flores são venenosas ou tóxicas para o homem, pelo que devemos conhecê-las e em caso de dúvida o melhor é não comer. Só devemos consumir as flores cultivadas sem pesticidas ou outros produtos. O seu consumo deve apostar no equilíbrio, ou seja, não comer flores em excesso e variar nas espécies utilizadas (como em toda a alimentação).
Flores de Abóbora 26-06-2012
Podemos optar por comer só as nossas flores, cultivadas e/ou espontâneas, que existem na nossa horta ou jardim! 
Por aqui temos:
Abóbora (Curcubita maxima e Curcubita moschata)
As flores da abóbora (e do courgette - Cucurbita pepo) têm um sabor doce e cortadas em fatias finas podem ser adicionadas a sopas, saladas, omeletes ou ovos mexidos. Podem, ainda, ser recheadas (com queijo, por exemplo) e refugadas/gratinadas ou, simplesmente, panadas e fritas.
As suas flores são azuis, mas à medida que o tempo passa vão tornando-se rosadas. Têm um leve sabor a penino e uma interessante forma de estrela, sendo uma excelente opção para decorar pratos, especialmente saladas, pudins ou bebidas. Podem ser congeladas dentro de um cubo de gelo ou cristalizadas para decorar todo o tipo de sobremesas.
Borragem 01-04-2013
Brincos-de-princesa - 12-06-2012
Borragem-bastarda 14-06-2013

Borragem bastarda (Anchusa azurea)
As suas flores azuis e brilhantes têm um gosto suave e servem para decorar as saladas e sobremesas.
Brincos-de-princesa  (Fuchsia hybrida)
As suas flores são vistosas e apresentam um sabor levemente ácido. São ideais para decorar diferentes pratos, como massas e saladas.
Caso não tenhamos esta planta, podemos usar com moderação as pétalas da calêndula silvestre, chamada de erva-vaqueira.
Camélia
Chicória - 04-06-2013
Couve - 05-03-2013
Cebolinho
Também podemos utilizar as flores da própria cebola (Allium cepa) para enfeitar saladas, mas estas são um pouco mais secas e menos agradáveis.
Chicória (Cichorium intybus)
As suas flores têm um sabor suave e podem ser usadas frescas na decoração de saladas ou congeladas em cubos de gelo para colorir bebidas. Dos botões florais podemos fazer pickles.
Citrinos - limoeiro, laranjeira ...
Couves (Brassica spp)
Muitas vezes deixamos de aproveitar as couves depois de entrarem em floração, mas a verdade é que as suas pequenas e deliciosas flores podem ser usadas em saladas.
Cravo - 18-05-2013
Cravos (Dianthus caryophyllus) e cravinas 
As pétalas das suas flores têm um aroma forte e um sabor doce. 
Cravo-túnico - 03-10-2012
Podem ser consumidas, frescas ou cristalizadas, como enfeite em vários pratos doces ou salgados, como saladas de vegetais ou de frutas. Se forem picadas podem ser misturadas com natas e usadas nas sobremesas ou saladas. Aromatizam vinagres, açúcar e vinho e podem, ainda, ser usadas na confeção de um xarope.
Cravos-túnicos
As suas flores têm um sabor cítrico e ligeiramente amargo, tornando-se ideais para adicionar a saladas, sanduíches, pratos de frutos do mar e sobremesas quentes.
Dente-de-leão - 20-04-2013
Dente de leão (Taraxacum officinale) As suas flores douradas e melíferas são usadas em omeletes e saladas ou para ornamentar bolos. Os seus botões florais fechados podem ser usados ​​em bolinhos e ser conservados em vinagre.
Feijoa - 11-05-2013
Feijoa 
As pétalas das flores da feijoa têm um sabor muito agradável, sendo ideais para adicionar a saladas de frutas, batidos ou bebidas geladas.
Funcho
Hortelã - 25-09-2012
Hortelã (Mentha x piperita, Mentha suaveolens, Mentha spicata)
As pequenas flores das várias espécies de hortelã são extremamente aromáticas e servem para decorar todo o tipo de pratos. Podem ser, ainda, ser acrescentadas em saladas verdes, saladas de frutas, morangos, mousse de chocolate ou bolo de chocolate, dando-lhes um sabor extra.
Lilás - 04-05-2013
Lilás (Syringa vulgaris)
As flores do lilás são muito aromáticas. Podem ser usadas frescas, misturadas com iogurte ou com um pouco de creme de queijo para servir em biscoitos. Também são ideais para enfeitar bolos, biscoitos ou doces.
Madressilva - 25-06-2013
Madressilva (Lonicera japonica)
As suas flores têm um doce sabor e aroma. São usadas em saladas de fruta, infusões, xaropes e pudins. Podemos nem consumir as flores, mas sugamos-lhes o néctar. Como as suas bagas são tóxicas não devem ser ingeridas.
Malva
Maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)
As suas flores apresentam um gosto leve e adocicado. Como existem várias cores, as suas pétalas criam uma atraente decoração quando usadas em saladas ou quando flutuam em bebidas frias.
Maria-sem-vergonha 12-06-2012
Murta (Myrtus communis)
As pétalas das suas flores podem ser usadas em salada de fruta.
Orégãos (Origanum vulgare)      
As flores ou sumidades floridas são usadas em todos os pratos que exijam orégãos. Podem ser adicionadas à massa do pão ou à manteiga para lhe conferir sabor, assim como ao vinho, azeite ou vinagre macerado.
Pelargónio Malva-Rosa (Pelargonium graveolens)
As flores têm um sabor cítrico semelhante ao das folhas e podem ser usadas frescas ou cristalizadas, para decorar saladas e sobremesas.
Pilriteiro (Crataegus monogyna)
As suas  flores são usadas em xaropes e pudins.
Pilriteiro - 17-04-2013
Pelargónio Malva-Rosa - 04-05-2013
Rabanete - 19-05-2013
Prímula
Rabanete 
O sabor das flores de rabanete é uma versão picante mais suave do que o próprio rabanete. Assim, estas flores são ideal para adicionar cor a uma salada ou polvilhar sobre vegetais cozidos, adicionando-lhes um pouco de tempero.
Sabugueiro - 08-05-2013
Rapazitos
Sabugueiro (Sambucus nigra)
As suas flores são muito aromáticas e têm um agradável sabor. Podem ser consumidas cruas ou cozinhadas, frescas ou secas. São usadas para adicionar sabor às saladas, geleias e compotas (especialmente de groselha). Também podemos fazer um xarope, vinho espumante, um refresco ou um chá doce (especialmente com flores secas).
Sálvia     
Violetas (Viola odorata) e Violeta-branca
As suas flores têm um sabor doce e um aroma delicado. São usadas para decorar saladas e sobremesas. Podem ser maceradas em vinho tinto ou cristalizadas e servidas cruas em saladas, doces, geleias e manteiga.
Yucca (Yucca ssp.)

2 comentários:

  1. Quando pequena, comia flores de abobora , minha mãe fazia, e era muito gostoso.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma delícia! E de que forma a sua mãe preparava as flores de abóbora?

      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...