segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Calêndula

20-02-2012
Nome científico: Calendula officinalis
Nomes comuns: Calêndula, Maravilha
Família: Compositae (Asteraceae)
Origem: Europa


A calêndula é uma planta herbácea, com flores em tons amarelos e alaranjados muito duráveis e atraentes. É uma planta usada no jardim para compor maciços e bordaduras e embelezar vasos e jardineiras. É também muito usada como planta medicinal.

Cultivo: A calêndula deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil e bem drenado, com bastante matéria orgânica. Aprecia regas regulares para que o solo se mantenha húmido, pois devemos evitar que fique encharcado para que as hastes não apodreçam. 
30-01-201
Multiplica-se por sementes, que depois de passada a época de geadas e do frio, se semeiam no local onde se pretende que cresçam, pois são plantas muito rápidas a crescer e fáceis de cultivar.

Utilizações: As folhas e pétalas da calêndula são comestíveis, apresentando um sabor ligeiramente picante e podem ser usadas nas saladas. As suas pétalas podem ser misturadas com arroz, peixe, sopas, queijos, manteiga, crepes, iogurte e omeletes. Na Idade Média era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos.
Como as flores são ricas em óleos essenciais podemos fazer por exemplo:
20-02-2012
- Óleo de calêndula para fazer massagens e hidratar a pele: deitar flores secas (ou pétalas frescas) num frasco e enchê-lo com azeite ou óleo de girassol. Manter o frasco num local seco, durante pelo menos 30 dias;
- Óleo de calêndula e/ou alfazema para usar entre mudas de fralda: macerar azeite com calêndula e/ou alfazema. Se preferirmos algo mais consistente, juntar entre 5 a 10% de cera de abelha.

Curiosidades: A calêndula está relacionada com o sol, pois as suas pétalas abrem assim que o sol nasce e fecham-se quando ele se põe e o seu nome deriva do latim Calendae, que está na origem da palavra calendário, que por sua vez se baseia no ciclo solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...