segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Roseira

Nome científico: Rosa spp 
(spp = muitas espécies)
1.ª Roseira em 30-04-2011
Família: Rosaceae
Nomes comuns: rosa, roseira, rosa-de-corte…
Origem: Ásia

Descrição e características da planta: a roseira é um arbusto perene, de crescimento erecto, de 1,5m a 2m de altura e a maioria tem uma espécie de espinho facilmente destacável. Dependendo de variedades ou de híbridos, os ramos podem ser curtos ou longos, emitir uma a mais de uma dezena de flores na extremidade. Cujos tamanhos das flores podem ser grandes, médios ou pequenos, de diversas cores e tonalidades (vermelhas, brancas, amarelas e rosas) e com perfumes mais ou menos acentuados.

A flor da roseira, a rosa, é muito apreciada pela sua beleza em todo mundo. É uma flor comestível, mas devemos usar só as pétalas, pois as bases são amargas. As perfumadas são as mais saborosas e usam-se frescas ou cristalizadas, em sobremesas e para decoração de saladas. Produz-se geleias, cremes, manteiga e um xarope, que depois é usado em panquecas, sobremesas e bebidas. Com os botões podemos fazer pickles.

30-04-2011
Cultivo: As condições favoráveis para o bom desenvolvimento e florescimento das plantas são temperaturas amenas, solos bem drenados, férteis e ricos em matéria orgânica. Deve-se plantar ao sol ou meia-sombra, regar uma vez por semana, mesmo no Verão é suficiente e deve ser adubada. Deve-se retirar as flores murchas para que os botões floresçam mais rapidamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...