sexta-feira, 28 de abril de 2017

Rapazitos

23-11-2012

Nome científico: Salvia microphylla
Nomes comuns: Rapazitos, rapazinhos, rapazotes, salva-groselha
Família: Lamiaceae (antiga Labiatae)
Origem: México

Os rapazitos são arbustos perenes e vigorosos que florescem tanto na primavera como no outono. Esta espécie apresenta inúmeros híbridos e cultivares, pelo que as suas folhas verdes podem apresentar várias formas, mas todas elas quando são esmagadas libertam uma fragrância forte. As suas flores são pequenas, estão dispostas em espiral e podem ser de cor vermelha, rosa ou magenta.

Cultivo: Resistente ao frio e tolerante a exposição solar direta. Aprecia um solo rico e bem drenado. Resiste bem à seca, pelo que a sua rega deve ser moderada a escassa. Multiplica-se por sementes ou estacas, sendo, possivelmente, a última opção a mais fácil e rápida.
29-05-2011
23-11-2012
25-09-2013

Proprieda-
des e utilizações: Há referências que na região central do México é cultivada como planta medicinal, onde a infusão das suas flores e folhas é usada no tratamento de febres e tosse.
13-05-2012
23-11-2012
Na culinária, pode ser utilizada como condimento, pois o aroma frutado e intenso das suas folhas combina com saladas doces e salgadas. Estas devem ser usadas frescas ou só adicionadas no final da cozedura para que o seu aroma não desapareça. As suas flores frescas são comestíveis e dão cor às saladas. Como em todas as plantas o seu consumo deve ser moderado.
Na horta e no jardim, os rapazitos são usados, frequentemente, em canteiros e floreiras. Atraem insetos para a sua polinização (como por exemplo abelhas ou borboletas) e repelem algumas pragas.

01-05-2012
06-05-2012
10-10-2012
Curiosidades:  O seu nome comum, rapazitos (rapazinhos ou rapazotes), deve estar relacionado com o facto das crianças (e adultos) sugarem o doce néctar das suas flores; O seu nome científico microphylla vem do grego e significa "pequeno com folhas"; Como as suas flores têm uma forma diferente nem todos os insetos conseguem chegar ao seu néctar, pelo que resolvem este inconveniente furando/roendo as flores.
Nota: 1.ª atualização
20-09-2015
27-04-2017
07-10-2016

6 comentários:

  1. tenho um arbusto enorme redondinho dessas floes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva César,
      Quando o arbusto se enche de flores deve ficar lindo!

      Um abraço

      Eliminar
  2. Minha vó tinha destas florzinhas , e eu arrancava , ela ficava tão brava comigo. boa semana.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Simone,
      Acho que todos nós, em criança, arrancávamos as flores desta planta, pois apesar de nos ralharem não conseguíamos resistir ao seu néctar delicioso!

      Boa semana

      Eliminar
  3. Quando era pequena e ia com a minha avó ao parque, ela colhia-as para eu chupar o néctar, uma daquelas recordações doces... Literalmente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida.
      Concordamos, é uma recordação bem doce!
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...