terça-feira, 3 de abril de 2018

Amor perfeito pequeno

17-12-2017

Nome científico: Viola tricolor L.
Nomes comuns: Amor-perfeito-pequeno, amor-perfeito-bravo, amor-perfeito-selvagem, erva-da-trindade, flor-da-trindade, viola, viola-de-três-cores
Família: Violaceae
Origem: Europa e Ásia

17-12-2017
O amor-perfeito-pequeno é uma planta herbácea com um ciclo de vida anual ou bienal. Possui caules verdes ramificados e flexíveis, onde se inserem, opostamente, as folhas pecioladas e de margens dentadas. As flores são pequenas, compostas por cinco pétalas e cinco sépalas, todas da mesma cor ou todas de cores diferentes, com a particularidade de evidenciar riscas perfeitamente desenhadas. Estas são suportadas por um longo pedúnculo mais fino que o do Viola x wittrockiana que se insere na planta ao nível das axilas foliares.

16-04-2016
07-10-2016
Cultivo: Prefere climas amenos e locais de semi-sombra ou ensolarados desde que não tenha sol direto. Aprecia solos ricos em matéria orgânica, soltos e bem drenados. Não tolera bem as geadas muito continuadas ou a neve, contudo os amores-perfeitos-pequenos são mais rústicos e resistentes às adversidades climáticas, visto serem plantas mais selvagens.

28-04-2016
16-05-2016
Propriedades e utilizações: O amor-perfeito-pequeno foi muito apreciado na Idade Média como planta medicinal, sendo utilizada como laxativo e depurativo. No entanto, são-lhe atribuídas outras propriedades, tais como: anti-inflamatória, expetorante, estimulante, sudorífica, diurética e emoliente. Geralmente, é indicada para ferimentos, úlceras, eczemas, infeções na pele, afeções do sangue, debilidade nervosa, doenças cardíacas e icterícia.
O naturalista irlandês, John K'Eogh, fez referência no seu Herbário Irlandês (1735) às flores do amor-perfeito-bravo dizendo que curam convulsões infantis, limpam os pulmões e o peito e são muito boas para febres, inflamações e feridas internas.
As flores são comestíveis e podem ornamentar cubos de gelo, saladas ou doces.
Popularmente, dizem que os pombos-correio voam mais depressa se lhes dermos uma infusão fria desta planta.
11-05-2016
11-05-2016
11-05-2016
Curiosidades: O amor-perfeito deve o seu nome à sua utilização na preparação de elixires do amor, sendo muito referido na literatura e poesia românticas; Já o nome comum erva-da-trindade faz alusão às suas três pétalas que simbolizam a Santíssima Trindade; Muito próximo desta planta temos o amor-perfeito cultivado, conhecido por amor-perfeito-dos-jardins, Viola tricolor x hortensis e Viola x wittrockiana. Temos, ainda, a violeta ou Violeta-de-cheiro, Viola odorata L., que possui menor quantidade de derivados salicílicos pelo que não deve ser utilizada em sua substituição.

3 comentários:

  1. Que lindas que estão as vossas flores!! Agora também tenho um blog :) Vou partilhar na barra lateral o link do vosso!! hortelaealecrim.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra,
      Também já temos o link do teu blog na nossa barra lateral ;)
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...