quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Espinafre roxo

 
27-05-2016
Nome científico: Atriplex hortensis L. v. rubra
Nomes comuns: Espinafre-roxo, Orach
Família: Amaranthaceae  
Subfamília: Chenopodioideae
Origem: Ásia e Europa

12-05-2016
31-05-2016
O espinafre-roxo é uma planta herbácea com um ciclo de vida anual. Apresenta um porte ereto. As suas folhas são redondas ou oblongas, macias e de coloração vermelha-arroxeada. A sua floração é composta por inúmeras flores pequenas que irão dar origem a inúmeras sementes.
É uma variedade da planta chamada erva-armoles (Atriplex hortensis) que tem folhas verdes. 

27-05-2016
Utilizações: A esta planta são-lhe atribuídas algumas propriedades medicinais, tais como: digestiva, diurética e purgativa. Os ervanários antigos acreditavam que as suas folhas eliminavam as inflamações da garganta quando eram usadas em forma de infusão.
As suas folhas são comestíveis e consideradas muito nutritivas, pois têm por exemplo vitamina C, vitamina A, cálcio e potássio.
12-06-2016
As folhas mais pequenas e tenras podem ser comidas cruas em saladas, as maiores podem ser cozinhadas (cozidas a vapor, salteadas ou em sopas) e são um substituto do espinafre (devido à textura e ao sabor semelhante).
Quando as folhas são para consumir cruas devemos ter em atenção que a planta contém ácido oxálico, que não deve ser consumido o excesso (mas que é eliminado pela cozedura). Esta planta é indicada para agricultura biológica, pois quando cultivada com fertilizantes sintéticos pode acumular quantidades nocivas de nitratos nas suas folhas.
Nos jardins, os espinafres-roxos (e outras variedades) são muito apreciados como ornamentais, pois formam conjuntos coloridos devido à cor da sua folhagem.

16-06-2016
Cultivo: Prefere um clima quente e boa exposição solar. Aprecia um solo fértil, húmido e bem drenado. Gosta de cobertura do solo para manter a frescura e a humidade. Podemos ir cortando as suas hastes para atrasar a floração e promover o aparecimento de novos rebentos. Alguns autores dizem que esta planta não deve ser plantada perto da beterraba/acelga (?). 
27-06-2016
16-08-2016
Multiplica-se através de sementes. A sementeira pode ser feita no local definitivo a partir do início da primavera (como as plantas tem rápido crescimento devemos fazer várias sementeiras espaçadas no tempo até meados do verão).

Curiosidades: O nome do género Atriplex tem origem no latim e foi aplicado por Plínio, o Velho à planta comestível; O Atriplex hortensis foi o grande antecessor do espinafre (Spinacea oleracea), pois foi amplamente cultivado na Idade Média até ao aparecimento do “verdadeiro” espinafre.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...