terça-feira, 21 de junho de 2016

Deutzia

 
24-05-2016
Nome científico: Deutzia sp.
Nome comum: Deutzia
Família: Hydrangeaceae
Origem: Japão e Coreia

19-05-2013
03-06-2014
A deutzia é um arbusto caducifólio e muito ramificado que pode atingir de 1 a 2 metros de altura, dependendo da espécie. Os seus ramos são ocos e inicialmente são eretos, mas com o crescimento vão-se arqueando, podendo dar à planta um aspeto arredondado. Possui folhas simples, opostas, de cor verde escura e formato oval a lanceolado, acuminadas, com margens serrilhadas. 
08-05-2015
24-05-2016
As suas flores brancas e delicadamente perfumadas estão dispostas em panículas brancas. Há espécies que têm flores com tonalidade rosas ou avermelhadas. O seu fruto é uma cápsula seca contendo numerosas sementes de reduzidas dimensões.

Utilizações: No jardim é um arbusto ornamental muito apreciado devido à sua floração intensa. Pode ser usado em isolado ou na construção de sebes.
As suas flores atraem abelhas e borboletas.
A Deutzia scabra é usada por marceneiros no Japão.

Cultivo: Deve ser plantada ao sol para que a sua floração seja mais intensa, mas tolera a sombra parcial. Adapta-se a todos os tipos de solo desde que tenham boa drenagem, contudo prefere solos ricos em húmus. Aprecia regas durante o verão. Depois de estabelecida é uma planta muito resistente à seca e ao frio, mas devemos ter alguma atenção com as geadas tardias. Necessita de poda após a floração para eliminar as flores secas e estimular o crescimento de novos rebentos. Multiplica-se através de estacas ou alporquia.
24-05-2016
24-05-2016

Curiosidades: O nome do género Deutzia está relacionado com nome do botânico amador holandês Johan van de Deutz que financiou as viagens do botânico sueco Carl Peter Thunberg (1743-1828) à Ásia e este prestou-lhe homenagem criando este género; A identificação das espécies não é fácil, requerendo muitas vezes detalhes microscópicos dos pelos das folhas, sendo também importante a estrutura da cápsula; Existem muitas cultivares e híbridos, pois durante muito tempo, os horticultores criaram e selecionaram os exemplares mais vigorosos, com flores mais pesadas, duplas ​​e maiores do que as das espécies selvagens; Alguns autores defendem que muitas plantas vendidas como Deutzia scabra são na realidade Deutzia crenata. Outros apontam as duas como sinonímias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...