terça-feira, 1 de março de 2016

Papoila


07-02-2016
Nome científico: Papaver somniferum subsp. setigerum
Sinonímias: Papaver somniferum var. setigerum, Papaver setigerum
Nomes comuns: Papoila ou Papoula, Papoila-dormideira, Dormideira-brava, Dormideira-dos-jardins, Dormideira-das-boticas
Família: Papaveraceae
Origem: Médio Oriente

26-01-2016
26-01-2016
A papoila é uma planta herbácea com um ciclo de vida anual. Apresenta um caule alto e ramificado. As suas folhas são verdes e brilhantes, simples, sésseis e profundamente dentadas. As suas flores são grandes de cor rosa-malva, com manchas purpúreo-escuras no centro. O seu fruto é uma cápsula que contém no seu interior muitas sementes. A sua floração ocorre no início da primavera. 

Esta planta é espontânea em Portugal. Cresce em praticamente qualquer solo, podendo ser encontrada perto de estradas, em campos cultivados e solos perturbados. 
07-02-2016
23-03-2013
07-02-2016

Propriedades e utilizações: Todas as partes da papoila são consideradas venenosas, com exceção das sementes maduras. 
As sementes são ótimas para usar na culinária, por exemplo em saladas, pão e pastéis, pois praticamente não contêm alcalóides e possuem um alto teor em nutrientes e fibras.
23-03-2013
23-03-2013
A partir das suas sementes também se obtém um óleo comestível.
As suas flores atraem abelhas e outros insetos.
É considerada uma planta indicadora de excesso de cálcio no solo.

Curiosidades: O nome Papaver significa papoila e foi escolhido tendo em conta que “pappa” em latim era usado para leite, isto referindo-se à seiva leitosa (látex) das plantas; O nome da espécie, somniferum, significa “que induz o sono”; Esta espécie está relacionada com a papoila-do-ópio, no entanto há vários aspetos que distinguem as duas plantas, entre eles o facto da Papaver somniferum subsp. setigerum ser espontânea e mais pequena, para além disso as suas cápsulas são menores e contêm menos sementes; Parece que o consumo das suas sementes está proibido, por exemplo, aos desportistas, pois em testes para opiáceos há valores que dão positivo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...