quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Mato-branco

14-02-2014

Nome científico: Teucrium fruticans
Sinonímia: Teucrium latifolium
Nomes comuns: Mato-branco, Sargaço-branco, Teucrium, Sálvia-amarga
Família: Lamiacea (ou Labiatae)
Origem: região do Mediterrâneo e Norte da África
11-04-2012
31-12-2013

O mato-branco é uma planta de porte arbustivo com um ciclo de vida perene. É um arbusto muito ramificado e compacto que atinge facilmente 1 metro de altura (podendo alcançar até 2 metros). A sua folhagem persistente e aromática caracteriza-se pela coloração verde esbranquiçada/ acinzentada. As suas folhas são inteiras, coriáceas, lanceoladas, penugentas e verdes-esbranquiçadas por cima e brancas por baixo. 
02-12-2015
As suas flores unilabiadas variam entre o tom de azul e o roxo. A sua floração é prolongada e ocorre principalmente durante o verão.
15-02-2015

Esta planta é espontânea em algumas regiões de Portugal continental crescendo, normalmente, em matagais abertos, clareiras e orlas de azinhais ou sobreirais. Em sítios secos e soalheiros, em diversos tipos de substrato.

Utilizações: Apesar de espontânea em algumas regiões é cultivada e utilizada como planta ornamental em jardins e outros espaços verdes. Pode ser utilizada como arbusto isolado, sebe, maciço ou em vasos. Quando se criam composições a coloração da sua folhagem oferece um contraste interessante, por exemplo em conjunto com as alfazemas e alecrins.
06-02-2015
Pode ser usada como topiária.
É, ainda, utilizada como planta melífera.

Cultivo: O mato-branco é uma planta de crescimento moderado a rápido. Deve ser plantado ao sol, apesar de tolerar a meia-sombra. Adapta-se a todo o tipo de solo, mas prefere solos bem drenados, leves, secos e arenosos
26-01-2016
É uma planta rústica que depois de estabelecida suporta a seca e as geadas. Aguenta muito bem a poda e normalmente devemos podá-la após a floração. Multiplica-se por sementes ou estacas durante a primavera e o outono.

Curiosidades:  O nome genérico foi dedicado a Teucro, mítico rei de Troia, que foi dos primeiros a descobrir as propriedades medicinais de algumas plantas pertencentes a este género, contudo “a origem do nome Teucrium não está estabelecida. As fontes hesitam entre dois gregos famosos: Teukros, rei de Tróia; ou Teucro, filho de Télamon e Hesione, meio-irmão de Ájax, perito no arco e na flecha. Plínio não esclarece, apesar de exemplificar a génese deste nome com o par Achilles-Achillea” (daqui); O nome da espécie, fruticans, significa "arbustiva"; O seu nome comum mato-branco refere-se à coloração esbranquiçada/acinzentada da sua folhagem.
25-11-2015
14-02-2014
25-11-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...