quinta-feira, 30 de julho de 2015

Glicínia

16-04-2015

Nome científico: Wisteria sinensis
Sinonímias: Glycine sinensis, Wisteria chinese (variante ortográfica)
Nomes comuns: Glicínia, Cachos-roxos, Lilases, Glicínia-da-china
Família: Fabaceae (ou Leguminosae)
Origem: China

30-03-2012
27-08-2012
A glicínia é uma planta arbustiva trepadeira lenhosa com um ciclo de vida perene. Apresenta uma folhagem caduca e as suas folhas são alternas, verde-escuras, compostas com 7-13 folíolos, elíptico-ovados. As suas inflorescências são longas, dispostas em cachos pendentes e carregadas de numerosas e perfumadas flores azuis, róseas, brancas ou roxas. Floresce na primavera e normalmente as flores surgem antes da rebentação da folhagem. O seu fruto é uma vagem pendente aveludada que contém no seu interior as sementes.

30-03-2013
25-06-2013
10-04-2014
Utilizações: A glicínia é uma planta ornamental muito utilizada em pérgulas, arcos, portões e caramanchões devido ao efeito pendente dos seus cachos de flores que segundo algumas opiniões conferem “um ar romântico e nobre à paisagem”. Para além das suas atrativas flores, é ainda apreciada devido à sua folhagem, pois quando novas as folhas apresentam uma coloração avermelhada e pubescente, tornando-se glabras e verde-brilhantes com o tempo. Com o calor a folhagem vai adquirindo uma cor mais intensa e termina no outono, tingindo-se de amarelo antes de cair.
13-04-2015
13-04-2015
Pode ainda ser usada para cobrir muros ou paredes, assim como pode ser conduzida como arvoreta. É também usada como bonsai.
As abelhas e outros insetos são atraídos pelas suas flores.
Usa-se como corante natural para tingir tecidos, como se pode ver aqui

Cultivo: Deve ser plantada ao sol e apesar de tolerar a meia sombra não é muito aconselhável pois a floração vai ser menor. 
Adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere os férteis e sem problemas de drenagem. 
Aguenta o calor e o frio. Necessita tutoramento. Podemos podar a planta no inverno para estimular a floração, tendo o cuidado de não cortar os gomos florais. Multiplica-se por estaquia e por sementes.

30-07-2015
01-06-2015
Curiosidades: O género inclui cerca de dez espécies diferentes, mas as mais cultivadas são só duas: Wisteria sinensis e Wisteria floribunda; O botânico Thomas Nuttall nomeou o género Wisteria em memória do médico/anatomista americano Caspar Wistar (1761-1818); 
O nome da espécie - sinensis - está relacionado com a sua origem chinesa; Ao início, a glicínia apresenta um crescimento lento e pode levar anos para que se torne adulta e inicie a floração. Porém apresenta uma longa longevidade, podendo viver até aos 100 anos; Esta planta entrelaça as suas hastes em torno dos tutores ou plantas hospedeiras no sentido contrário aos ponteiros do relógio; As vagens e as sementes de todos os membros deste género são venenosas pelo que devem ficar fora do alcance de crianças pequenas e animais domésticos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...