sexta-feira, 6 de junho de 2014

Cipreste


30-04-2011
Nome científico: Cupressus macrocarpa ‘Goldcrest’
Nomes comuns: Cipreste, Cipreste-da-Califórnia, Cipreste-de-Monterey
Família: Cupressaceae
Origem: América do Norte

13-03-2011
O cipreste-da-Califórnia é uma conífera de folhagem persistente e que pode atingir 10 metros de altura. Esta árvore tem uma forma cónica e compacta muito frondosa. É facilmente distinguida pela folhagem de coloração verde amarelada e muito aromática, pois quando as suas folhas são friccionadas libertam uma fragância a limão.
Este cipreste pode ser usado em vasos ou floreiras, mesmo no interior, desde que o ambiente não seja demasiado seco. É bastante utilizado nos jardins de forma isolada ou em conjunto com outras plantas. Pode, ainda, ser usado em cercas vivas, formando sebes densas e compactas.

05-06-2014
Cultivo: Deve ser cultivado a pleno sol, mas tolera a sombra parcial. Adapta-se a qualquer tipo de solo desde que bem drenados, no entanto prefere solos ligeiramente ácidos e férteis. Aprecia as temperaturas mais amenas, como a maioria dos pinheiros. É tolerante ao calor e sensível aos ventos fortes e secos. A planta, depois de estabelecida, tolera períodos de seca.  O cipreste prefere não ser podado, mas caso seja necessário a poda deve ser feita no fim da primavera (sem cortar madeira antiga).

Curiosidades: Cupressus é o género de cipreste que de acordo com alguns pesquisadores provém de "Cyprus" (Chipre), país onde estas coníferas crescem de forma espontânea; O nome da espécie, macrocarpa, deriva do latim macrocarpus-a-um que significa "de fruto grande"; Esta variedade recebeu o prestigiado Award of Garden Merit da RHS em 1993.
17-11-2012
04-05-2013
14-05-2014
Nota: 1.ª atualização.

2 comentários:

  1. Eu tinha tres aqui em casa ,nem sei por que
    resolvi cortar .
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente por uma questão de espaço! :)
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...