quarta-feira, 2 de abril de 2014

Visitantes: Poupa

10-11-2013
10-11-2013

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Coraciiformes (incluída em Bucerotiformes ou Upupiformes, segundo algumas classificações)
Família: Upupidae
Nome científico: Upupa epops
Nomes comuns: poupa, poupa-eurasiática, boubela, catatua, poupão, poupa-pão, poupinha

A poupa é uma ave com cerca de 25 a 29 cm de comprimento e 44 a 48 cm de envergadura. Apresenta um padrão preto e branco nas asas, sendo castanha/ocre na cabeça e pescoço. É fácil a sua identificação devido à sua poupa enorme e pronunciada que quando levantada se assemelha a um leque. O seu bico é longo e um pouco recurvado. O seu voo é um pouco hesitante e irregular. É conhecida pelo seu ninho apresentar um cheiro desagradável e pelo seu canto característico, um pouco semelhante ao cuco, que consiste numa espécie de chamamento oco, trissilábico e repetido (hoop-hoop-hoop).
31-10-2013
31-10-2013
Nidifica em Portugal e distribui-se pela totalidade do território continental. Contudo, embora seja geralmente considerada uma espécie estival, na metade sul do território português pode ser encontrada durante todo o ano, sendo no entanto menos abundante no inverno.
Aprecia terrenos abertos com zonas de solo exposto ou erva curta, onde possa procurar alimento (zonas florestais pouco densas ou perto de campos agrícolas). A escolha do habitat na época dos ninhos está dependente da presença de cavidades onde possa nidificar (por exemplo buracos de árvores e muros de pedra).
A poupa voa frequentemente a baixa altitude, rente ao solo e é uma ave de hábitos terrestres, sentindo-se muito mais segura no chão, onde se mistura bem nas luzes e sombras, mesmo nos prados abertos que prefere.
10-11-2013
11-11-2013
A poupa alimenta-se de insetos e das suas larvas, bem como de minhocas e outros anelídeos terrestres, pequenos anfíbios e por vezes pequenas cobras. Embora prefira alimentar-se no solo, é também capaz de caçar insetos em voo. A dieta da poupa inclui muitas espécies consideradas pragas para os seres humanos, como por exemplo as pupas (ninfas) da lagarta do pinheiro e, por esta razão, é uma espécie protegida em muitos países.

Curiosidades: O nome do género, upupa, assim como o nome comum em inglês, Hoopoe, estão relacionados com a onomatopeia (hoop, hoop, hoop) que imita o canto da poupa; O nome comum em Portugal “poupa”, refere-se ao conjunto de penas que esta ave possui no topo da cabeça e que formam uma crista eréctil que em determinadas circunstâncias se abrem em leque; 
10-11-2013
Esta ave era considerada sagrada no Egito antigo, aparecendo retratada nas paredes de túmulos e templos; A poupa foi escolhida como o pássaro nacional de Israel; Em algumas regiões diziam que a poupa construía o seu ninho com excrementos/porcaria. Hoje em dia, sabe-se que o cheiro desagradável do seu ninho está relacionado com alguns fatores: As crias tendem a defecar na parte posterior da cavidade onde o ninho está instalado, dificultando a tarefa de remoção/limpeza e assim, à medida que as crias crescem a “matéria expelida” vai-se acumulando. As poupas têm uma glândula especial perto do ânus, que produz uma substância com odor fétido (quase a carne podre) que as aves esfregam nas suas penas como forma de afastar predadores e parasitas. No ninho, as crias, mesmo com poucos dias, caso alguém se aproxime esguicham as suas fezes juntamente com o líquido mal cheiroso para cima do intruso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...