quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Chá de Marrocos

04-11-2013
Nome científico: Bidens aurea
Sinonímia: Bidens heterophyllaCoreopsis aurea 
Nomes comuns: Chá-de-Marrocos, Chá-de-Espanha
Família: Asteraceae (Compositae)
Origem: Sul dos Estados Unidos da América

O chá-de-Marrocos é uma planta herbácea perene e ereta, podendo alcançar entre 50 a 80 cm de altura. Muitas vezes possui longos rizomas e as suas folhas são opostas, lanceoladas e com as margens serrilhadas. Produz numerosas hastes finas com flores solitárias de cor branca e amareladas no centro.
Apesar de originária do sul dos Estados Unidos da América, esta planta encontrando-se naturalizada em vários países da Europa como Portugal, Espanha, França e Itália. Assim, no nosso país ocorre espontânea em terrenos húmidos junto de cursos de água e na proximidade de outras superfícies aquáticas.
Também é uma planta cultivada, em outras regiões do mundo, como planta ornamental. Aprecia uma posição ensolarada. É resistente a ventos fortes e a geadas, desde que não seja podada antes do fim do inverno, pois a sua folhagem (mesmo que danificada) serve de proteção natural durante os períodos de frio. Multiplica-se por sementes ou divisão da planta.
25-10-2013
20-11-2013
04-11-2013

Curiosidades: Foram atribuídos vários nomes a esta planta, principalmente, devido ao facto de apresentar algumas diferenças morfológicas de um local para o outro; O seu nome, aurea, provém do latim e quer dizer dourado;  É possível que as suas folhas possam ser usadas para  fazer chá e daí a origem do seu nome comum, no entanto não foram encontradas, na literatura consultada, informações concretas; Devemos ter atenção que se a planta encontrar as condições favoráveis ao seu desenvolvimento apresentará um crescimento rápido e será capaz de formar tapetes densos nos jardins, pelo que deve ser controlada.
31-10-2013
20-11-2013


4 comentários:

  1. Com um nome tão caracteristico , mas as flores ornamentam muito bem
    o jardim.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Finalmente, tanto que procurei pelo verdadeiro nome... conheço-a por "Bufas de cão"! Adoro esta flor, talvez por ter brincado tanto com ela na infância.
    Obrigada pela ajuda. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Soneca,
      Que nome comum tão curioso e que nunca tínhamos ouvido! Por isso, agradecemos o comentário.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...