segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Residentes: Cabra

05-11-2012
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Nome científico: Capra hircus
Sinonímia: Capra aegagrus hircus
Nome comum: cabra

A cabra é um mamífero herbívoro e ruminante, ágil e esguio. Tem pelo curto ou comprido, cascos e chifres. Emite um som característico, denominado de balido. Estes animais estão estreitamente relacionadas com as ovelhas, no entanto os caprinos diferem dos ovinos por apresentarem uma cauda menor e “barbichas”, principalmente os machos, chamados de bodes. 
A cabra é animal muito sociável, logo gosta da companhia de outras cabras ou de outros animais. É curiosa e investiga tudo com a boca, acabando por roer tudo. Para além disso, também é uma excelente trepadora, pois aos saltos consegue trepar, quer por terrenos bastante acidentados quer subir por árvores.
26-04-2012
Necessita de um local relativamente grande para pastar e um abrigo. É resistente a diversos tipos de clima e pouco seletiva quanto à alimentação. Deve ter sempre água limpa à disposição, pois consome, em média, quatro vezes mais água do que alimento seco (principalmente na estação seca quando as forragens existentes contêm pouca humidade). A sua alimentação baseia-se no pasto normal, mas estes animais são capazes de comer quase tudo o que encontram: roem cascas das árvores, comem fruta, folhas e arbustos, mesmo com espinhos. Os minerais são importantes na sua alimentação, principalmente o sal de cozinha, que deve estar livremente disponível.
As cabras têm de ser vacinadas anualmente e desparasitadas pelo menos duas vezes por ano. Os cascos também têm de ser aparados. 
23-09-2012
As suas mucosas são um bom indicador do seu estado da saúde, assim como o seu apetite e a forma dos seus excrementos. Cabras saudáveis são enérgicas, atrevidas e de olhos vivos, têm mucosas de cor rosada, pelo luzidio e têm apetite, ruminando depois da refeição.

Existem mais de trezentas raças de cabras no mundo. Estas podem ser escolhidas de acordo com a sua utilidade: produtoras de lã, leiteiras ou ainda fornecedoras de carne. A sua pele é também utilizada para produzir couro que é usado na produção de calçado, vestuário ou artigos de decoração. O seu estrume também é aproveitado para fertilizar terrenos agrícolas. Estes animais podem ainda ser usados para limpar a vegetação indesejada, sendo apelidados de "máquinas de comer" ou "agentes de controlo biológico”.

04-10-2012
Curiosidades: A espécie Capra hircus refere-se às cabras domesticadas e Capra aegagrus àquelas que vivem no seu estado selvagem. Por vezes, a primeira é considerada uma subespécie da segunda, Capra aegagrus hircus; As cabras foram dos primeiros animais a serem domesticados; Podem viver cerca de 15-20 anos; Têm um estômago com quatro cavidades; As cabras não comem durante a noite, pois estão a dormir; A fêmea geralmente dá à luz dois cabritos que são capazes de seguir o rebanho logo após o nascimento; Os cabritos brincam entre si e dão cabeçadas uns nos outros.
Nota: Quando há uma mudança súbita de uma forragem para outra, quando o pasto está muito viçoso ou quando está molhado pode provocar problemas digestivos nos caprinos, como a diarreia. Neste caso, podemos dar chá de alecrim, colocar água à disposição e alimentos secos (feno, palha, aveia, farelos…)
Para saber mais: Agrodok 7 - Criação de cabras leiteiras nas regiões tropicais; A Criação de cabras leiteiras
05-11-2012

Uma vez que a cabra Zulmira parece estar já em período de gestação, há que saber:
O tempo de gestação da cabra é de 145-150 dias (cinco meses). Durante este período, deve ser deixada na maior tranquilidade para evitar um parto prematuro. Sobretudo nas últimas 6 semanas é preciso dar muita atenção à futura mãe. Deve ser-lhe dada uma ração melhorada (com mais proteínas e sais minerais).
No dia do parto a cabra fica agitada, deitando-se e levantando-se frequentemente. Deixa de beber e de comer, acabando por se isolar. Geralmente o parto não levanta problemas, desde que exista um ambiente limpo, seco e calmo. 
À sua cria chama-se cabrito e se este for saudável encontrará rapidamente as tetas maternas para mamar o colostro (ou seja, o primeiro leite que a cabra produz e que contém anticorpos que o vão proteger contra diversas doenças).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...