sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Plantas Autóctones

As plantas autóctones (também chamadas de nativas ou indígenas) são espécies originárias do próprio território que habitam.
Uma floresta (ou bosque) é um conjunto natural de espécies arbóreas e diversas espécies vegetais arbustivas e herbáceas que vivem e interagem entre si formando um ecossistema. 
Aqui temos informação sobre espécies arbóreas indígenas de Portugal Continental.

Eis algumas espécies autóctones na Floresta Mediterrânea existentes no Faroleco e já mencionadas:
Outras estão à espera do seu momento…
Murta 
(Myrtus communis)
12-07-2013
Castanheiro 
(Castanea sativa)
28-09-2012
Zambujeiro 
(Olea europaea var. sylvestris)
28-09-2012


Carvalho Alvarinho 
(Quercus robur)
28-09-2012
Azevinho
 (Ilex aquifolium)
02-06-2012
Azinheira 
(Quercus rotundifolia)
28-09-2012

Vantagens das plantas autóctones:
A utilização de plantas autóctones no jardim contribui para uma maior sustentabilidade, pois estas não necessitam de muita manutenção e não requerem cuidados especiais. Isto porque estão mais adaptadas às condições do solo e do clima do território, tornando-se mais resistentes a pragas, doenças e a longos períodos de seca ou de chuva intensa;
As florestas ou bosques autóctones ajudam a manter a fertilidade do espaço rural, o equilíbrio biológico das paisagens e a diversidade dos recursos genéticos. Como fazem parte do nosso ecossistema são importantes reguladores do clima, do ciclo hidrológico, da poluição (melhoram a qualidade da água e do ar). São lugares de refúgio e reprodução para um grande número de espécies animais, gerando um habitat equilibrado e repleto de  biodiversidade
Quando optamos por espécies não indígenas, temos de ter consciência que pode haver situações de competição com as espécies autóctones. Por exemplo, através da transmissão de agentes patogénicos e de parasitas ou quando se tornam invasoras e extremamente difíceis de controlar ou erradicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...