segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Loendro

19-10-2011

Nome científico: Nerium oleander
Sinonímia: Nerium indicumNerium odorum
Nomes Comuns: Loendro, Cevadilha, Oleandro, Aloendro, Espirradeira, Adelfa, Nério
Família: Apocynaceae
Origem: Região Mediterrânica


O Loendro é um arbusto perene de folhagem persistente que pode atingir cerca de 4 metros de altura. Apresenta muitos rebentos de raiz, formando uma copa arredondada. É muito apreciado pelas suas inflorescências terminais que podem ser simples ou dobradas. A cor típica das suas flores é o rosa, mas existem variedades com flores vermelhas, amarelas, brancas e púrpuras.
12-03-2011
04-10-2011
18-10-2011










Cultivo: Precisa de estar exposto ao sol e de temperaturas altas para se desenvolver bem. Aprecia um solo rico, mas adapta-se a todos os tipos de solo desde que sejam bem drenados. Caso esteja exposto a geadas, não devemos hesitar em podá-lo fortemente, pois voltará a rebentar, sem problemas, na primavera. Devemos podar todos os lançamentos laterais demasiado compridos e, assim que murche a última flor, devemos reduzir para metade do seu comprimento, todos os ramos que tiverem florido. Depois de estabelecida esta é uma planta bastante rústica que tolera períodos de seca. Multiplica-se por sementes ou, na primavera, através das estacas herbáceas (devemos deixá-las em água para enraizar e mudá-las, de seguida, para uma terra leve e rica).
06-06-2012
06-06-2012

06-06-2012


Curiosidades: Toda a planta é altamente tóxica e venenosa, podendo ser letal se consumida por humanos ou outros animais; Mesmo depois de seca, a planta continua a manter níveis elevados de toxicidade; Deve ser manipulada com luvas e muito cuidado para não entrar em contato com a pele, pois pode causar a sua irritação; Apesar de toda a toxicidade da planta,  alguns estudos sugerem que as suas flores podem ser utilizadas externamente no tratamento de doenças da pele.
27-07-2012
Nota: 1.ª atualização

6 comentários:

  1. Aqui na minha cidade, este ano plantaram muitas plantas dessas nos diversos canteiros. Aliás nunca tinha reparado nela como este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... o Loendro é uma planta muito escolhida para espaços públicos (apesar de ser tóxica). Isto porque, para além de ser muito rústica e não dar quase trabalho nenhum, a sua floração é magnífica!!

      Um abraço

      Eliminar
  2. Ola, gostei muito do Blog sobre o Loendro, eu tenho alguns galhos enraizando na agua e vou planta-los em vasos para depois irem para local defenitivo. Eu moro em Sorocaba inteior de São Paulo no Brasil e gostaria de saber se em Portugal existe a variedade do Loendro na cor Amarelo da flor simples pois procuro muito a semente e por aqui não possuimos.obrigado, abraços. Carlos
    c.faria2011@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Agradecemos as simpáticas palavras e informamos que não temos a variedade de loendro de cor amarela e, até à data, nunca tivemos a oportunidade de ver um exemplar dessa cor ao vivo.
      Agora estaremos mais atentos e se encontrarmos a planta por Portugal entraremos em contacto através do seu mail.
      Um abraço

      Eliminar
  3. ola gostei das vossas informacoes,e gostaria de saber como posso obter esta planta num vaso na varanda mas baixa ,pois os 2 ramos que ela tem ja deram flor e agora queria saber se posso e como cortar a altura se possivel obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Pode podar à vontade que a planta suporta muito bem podas. A melhor altura, na nossa opinião, será quando a floração terminar pois, assim, aproveita para eliminar as flores secas.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...