sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Boas-noites

10-08-2012

Nome científico: Mirabilis jalapa
Nome comuns: Boas-noites, Bela-noite, Bonina, Maravilha
Família: Nyctaginaceae
Origem: América Tropical

A planta Boas-noites é um arbusto herbáceo com um ciclo de vida perene, mas que tende a comportar-se como uma planta anual, devido às geadas fortes. Possui um caule ramificado e ereto com nós salientes. As suas folhas são simples, opostas e em tons de verde-claro a escuro. A floração ocorre na primavera e verão. As suas flores são perfumadas e têm a forma de trombeta. Geralmente são cor-de-rosa, mas podem ser vermelhas, brancas, amarelas ou laranjas e até apresentar diferentes combinações de cores.

17-04-2012
10-08-2012
Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável e irrigado regularmente. Apesar de não tolerar geadas é uma planta muito rústica e fácil de cultivar que deve ser controlada, pois as suas sementes germinam espontaneamente. Pode ser encontrada nas bordas de caminhos, em entulhos, em terrenos incultos ou abandonados e muros de suporte de terras. Multiplica-se por sementes e por separação dos tubérculos.

10-08-2012
Curiosidades: O nome em latim Mirabilis quer dizer maravilhoso e Jalapa é uma região do México onde consta que foi descrita pela primeira vez esta planta; As suas flores só abrem ao final da tarde e fecham-se de manhã (e também as podemos contemplar em dias nublados); Podemos encontrar flores de cores diferentes simultaneamente na mesma planta e flores com várias cores; Atraem insetos noturnos, responsáveis pela sua polinização; 
10-08-2012
Das suas flores obtém-se um corante vermelho utilizado em bolos e geleias; Esta espécie tem propriedades medicinais pelo que foi cultivada pelos Astecas com esse fim; As suas sementes e raízes são relatadas como tóxicas, causando distúrbios digestivos. 
26-07-2008

2 comentários:

  1. Gostava de compreender porque só abrem à noite, quando a maioria das flores durante o dia. Alguma explicação científica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para atraírem as traças (borboletas noturnas) que são as responsáveis pela sua polinização

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...