sexta-feira, 15 de junho de 2012

Milefólio

06-06-2012
Nome científico: Achillea millefolium
Nomes comuns: Milefólio, Mil-em-rama, Mil-folhas, Milfolhada, Erva-dos-carpinteiros
Família: Asteraceae (Compositae)
Origem: Europa e Ásia Ocidental

O Milefólio é uma planta herbácea perene que produz um ou vários caules, podendo atingir entre 30 a 60 cm de altura. Os múltiplos recortes das suas folhas dão origem ao seu nome comum. A flor mais habitual é a de cor branca, mas existe também em rosa e púrpura.
É uma planta aromática e medicinal, que atualmente está a ser muito usada no jardim e na horta. Esta planta ocorre em toda a Europa, incluindo Portugal e pode ser encontrada, geralmente, em sítios húmidos como prados, clareiras de bosques caducifólios, baldios e margens de linhas de água.

20-02-2012
Cultivo: Adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere solos arenosos, leves e bem drenados (para evitar a podridão radicular). Aprecia uma posição ensolarada, mas tolera a sombra. Quando a planta já está estabelecida é resistente à seca e a temperaturas baixas. O Milefólio tem uma vida relativamente curta, que pode ser prolongada através da divisão da planta. Multiplica-se por sementes e divisão da planta.
Curiosidades: Muitos povos da Antiguidade consideravam o Milefólio uma planta sagrada; O seu nome científico, Achillea, deriva do herói grego Aquiles, pois este durante a guerra curava os soldados feridos, estancando-lhes o sangue com esta planta.

Na culinária, as folhas e flores jovens são utilizadas em saladas ou como condimento; Utilizam-se também para fazer um chá aromático.

06-06-2012
Possui várias propriedades medicinais, tais como: adstringente, anti-inflamatório, antisséptico, antiespasmódico, carminativo, diurético, estimulante circulatório, febrífugo, hemostático, hipotenso, sedativo e tónico digestivo; Esfregado na pele pode repelir insetos; Em forma de líquido serve para limpeza bucal ou garganta inflamada; Pode ser usado em cataplasma para picadas de aranha.
Como qualquer outra planta, devemos ter em atenção o seu uso prolongado e excessivo. No caso do Milefólio, este pode causar erupções cutâneas alérgicas ou levar à fotossensibilidade em algumas pessoas.

06-06-2012
Na horta: O Milefólio é considerado uma planta companheira, uma vez que melhora a saúde das plantas que crescem perto de si e torna-as mais resistentes à predação de insetos; Repele alguns insetos prejudiciais, tais como besouros, formigas e moscas e, ao mesmo tempo, é capaz de atrair insetos benéficos e úteis, como por exemplo as joaninhas; É uma fonte importante de néctar para abelhas e vespas; É uma planta que pode ser usada na cobertura do solo, pois melhora a sua fertilidade; O seu chorume fermentado facilita e acelera a compostagem; Reforça os preparados fungicidas muito usados em agricultura biológica. Para isso, devemos usar 20g de folhas secas para 1 litro de água e deixar macerar durante 24 horas, depois misturar em 9 litros de preparado fungicida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...