sábado, 23 de junho de 2012

Beldroega

06-06-2012
Nome científico: Portulaca oleracea
Nomes comuns: Beldroega, “Baldroega”
Família: Portulacaceae

A Beldroega é uma planta anual, herbácea, prostrada e rasteira. Possui folhas pequenas, carnudas, suculentas, arredondadas e de cor verde ou avermelhada. As suas flores só abrem quando há sol.
Esta planta é espontânea em Portugal e é, por muitos, considerada uma erva daninha. No entanto, é comestível e tem algumas propriedades medicinais.
12-06-2012
Cultivo: Não apresenta grandes exigências particulares no seu cultivo, pois encontra-se espontaneamente nos terrenos cultivados, nas hortas e nas margens dos rios. Quando floresce, as suas sementes caem ao solo e nascem novas plantas na primavera (ou verão) seguinte.

Curiosidades: A Beldroega é uma planta muito rica, do ponto de vista nutricional. Contém vitaminas (A, B1, C), ómega 3 e ferro, o que é curioso numa planta composta por tanta água; É considerada uma planta muito refrescante; 
06-06-2012
As folhas jovens podem ser consumidas em saladas. As folhas mais velhas podem ser usadas para sopas, esparregado ou refogados, por exemplo. Há quem use os talos para infusões;

Tem propriedades medicinais, sendo emoliente, diurética, depurativa e vermífuga; Podemos esmagar as folhas e os talos, colocar essa mistura sobre queimaduras e nas picadas de insetos para aliviar a dor e/ou prurido e ajudar na cicatrização;
23-06-2012
Devido aos seus benefícios, alguns criadores de aves incluem as Beldroegas na alimentação dos seus animais; É considerada uma erva daninha pela sua facilidade em se reproduzir, ao que parece uma planta consegue produzir um milhão de sementes; Na horta, devia ser considerada uma planta companheira, por exemplo do milho ou da soja, pois cobre o solo mantendo-o mais fresco e húmido.

2 comentários:

  1. Tenho as carradas no meu quintal, são uma praga, acho que vou é começar a comercializas elas nascem naturalmente passo dias e dias a tirar delas no meio das cevolas couves e até nascem no caminho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Rui,
      As beldroegas têm essa incrível capacidade de multiplicação... e já que a Natureza lhe ofereceu essa "praga" há que tentar aproveitá-la! :)
      Seja sempre bem-vindo!

      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...