sexta-feira, 18 de maio de 2012

Espinafres Tetragónia

16-05-2012
Nome científico: Tetragonia tetragonoides
Sinonímia: Tetragonia expansa
Nomes comuns: Espinafre, Tetragónia, 
Espinafre-da-Nova-Zelândia
Família: Aizoaceae
Origem: Nova Zelândia


A Tetragónia é uma planta rasteira e semi-herbácea, com um ciclo de vida anual (por vezes, não notamos, porque as sementes dão logo origem a novas plantas). É cultivada pelas suas folhas permanentes, carnudas, triangulares, verde-escuras e dispostas em roseta. 
16-03-2012
16-05-2012
É um substituto do verdadeiro espinafre (Spinacia oleracea), mas do ponto de vista botânico, nada têm de comum, a não ser o paladar.

Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente, pois assim a sua produção é mais abundante. Resiste à seca, sendo por isso um substituto ideal. Multiplica-se por semente (leva 8 dias para germinar e as sementes devem ser mergulhadas em água durante dois dias antes da sementeira).
16-05-2012
20-03-2012 








Curiosidades: A tetragónia é usada como o verdadeiro espinafre: os talos e as suas folhas podem ser utilizados em sopas ou esparregados. O seu puré serve para dar cor verde a molhos e outros alimentos ou, ainda, como recheio ou acompanhamento de massas, tortas, pastéis e assados. 
16-05-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...