segunda-feira, 5 de março de 2012

Tulipas

17-02-2012
Nome científico: Tulipa spp.
Nome comum: Tulipa
Família: Liliaceae
Origem: Ásia Central

As tulipas são plantas herbáceas bolbosas com flores muito vistosas. Cada bolbo produz uma única flor, esta surge numa longa haste e pode ser singela ou dobrada e de variadíssimas cores e formas. O seu género compreende mais de 120 espécies e cerca de 2300 variedades, muitas delas produzidas na Holanda, sendo este país, o maior exportador desta planta.
27-02-2012
Cultivo: Os bolbos devem ser plantados no outono com o ápice para cima, ao sol ou meia-sombra, devendo-se apertar bem a terra em redor para evitar bolsas de ar que podem provocar futuras podridões. As tulipas apreciam solo bem drenado, solto, fértil e arejado. A rega deve ser abundante, mas sem encharcar o solo. As tulipas não gostam da companhia de outros bolbos. Deve-se evitar plantá-las no mesmo sítio ou na mesma terra por mais de 3 anos seguidos. Após a floração, quando as folhas já estiverem amareladas e murchas, devemos levantar e limpar os bolbos e se algum se tiver multiplicado e produzido bolbilhos, estes separam-se. Guardamos os bolbos e bolbilhos num local seco e fresco. No ano seguinte, devemos plantar os bolbos no local desejado e os bolbilhos num outro local do jardim para que se desenvolvam.

Curiosidades: A tulipa foi considerada uma joia pelos turcos, podendo apenas ser cultivada nos jardins reais; O seu nome provém do vocábulo turco "tulband", que significa turbante, derivo à forma da sua flor; Durante a segunda guerra mundial, o bolbo da tulipa foi largamente utilizado como alimento pelos holandeses, chegando mesmo a beber-se “café” feito a partir do bolbo torrado.
27-02-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...