segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Acácia Mimosa 2

30-01-2012
Nesta altura do ano, as Acácias estão floridas. Popularmente são conhecidas por Árvore-do-entrudo, pois florescem na altura do carnaval e são usadas como decoração dos corsos carnavalescos.
Não há dúvidas de que as Acácias se tornaram invasoras e que a sua introdução em Portugal trouxe graves consequências para as nossas espécies autóctones. No entanto, quando a Acácia foi introduzida em Portugal eram-lhe atribuídas inúmeras vantagens:
- Planta ornamental, devido à sua beleza e à utilização das suas flores;
- Produtora de taninos para a indústria de curtumes;
- Produtora de madeira de construção e lenha com elevado poder calorífico;
- Sebe de proteção das culturas contra o vento e o frio;
30-01-2012
- Fixadora de taludes de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias;
- Regeneradora de solos degradados, pois tal como qualquer espécie Leguminosae, possui a capacidade de fixar azoto atmosférico, graças à relação simbiótica com bactérias que vivem em nódulos nas raízes.

Com o passar do tempo, houve uma expansão notória da Acácia, assim como dos seus efeitos indesejáveis. As desvantagens estão relacionadas com a junção de alguns fatores:
30-01-2012
- A enorme capacidade de multiplicação da planta, pois rebenta vigorosamente por raiz e toiça; As suas sementes podem permanecer viáveis no solo durante um período de tempo que pode atingir alguns séculos;
- No solo, liberta compostos químicos, exercendo uma interação negativa sobre outras plantas;
- O fogo (incêndios florestais) além de estimular a sua rebentação, deixa grandes manchas de solo sem cobertura vegetal significativa, e como as suas sementes têm uma rápida propagação e um desenvolvimento mais rápido, tomam conta do espaço, não permitindo o desenvolvimento das outras espécies (levando a desequilíbrios ambientais e à perda de ecossistemas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...