sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Hera

19-08-2011
Nome científico: Hedera helix
Nomes comuns: Hera, Hera-dos-muros, Hera-trepadora, Hédera, Hereira
Família: Araliaceae
Origem: Europa Central e Meridional e regiões do Mediterrâneo

A Hera é um arbusto, trepador ou rastejante por meio de raízes laterais curtas. Possui uma folhagem verde e persistente, sendo uma planta muito comum em sebes, rochedos, muros e no tronco de diversas árvores. É muito utilizada como ornamental, nomeadamente como planta de revestimento. Crescendo sobre uma parede, mantem-na seca, ao mesmo tempo que funciona como isolamento, sendo que raramente danifica estruturas. Também não prejudica as árvores nas quais se suporta, pois não é uma planta parasita.

28-12-2011
Cultivo: A Hera estabelece-se tanto em locais solarengo como em sombrios, embora nos últimos possa não florir. Não gosta de solos muito secos e muito ácidos. É uma Planta bastante resistente, tolerando a poluição atmosférica e temperaturas até -25ºC. Multiplica-se por semente ou estaca.

Curiosidades: A Hera tem uma longa tradição na medicina, tendo sido mencionada por autores na Roma Antiga (por exemplo na cura de ferimentos e queimaduras). Os seus frutos são tóxicos, assim como as suas folhas se ingeridas em grandes quantidades; 
28-12-2011
É uma excelente planta para a fauna, fornecendo abrigo para pássaros, aranhas, entre outros animais; É uma fonte tardia de néctar para os insetos e de sementes como alimento de inverno. É, ainda, alimento para larvas de muitas espécies de borboletas; A Hedera helix é muito parecida com a Hedera canariensis, no entanto as suas folhas menores e mais profundamente recortadas, além de apresentar um crescimento menos vigoroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...