quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Erva-dos-Gatos

11-10-2011
Nome Científico: Nepeta Cataria
Nomes comuns: Erva-dos-Gato, Erva-gateira, Catária, Nêveda-dos-gatos
Família: Lamiaceae
Origem: Europa, Ásia e África

A Erva-dos-Gatos é uma planta herbácea da mesma família das hortelãs e urtigas. Possui uma folhagem verde acinzentada e flores brancas com pintas roxas suaves. Os gatos gostam muito desta planta, pois a Catnip, como é conhecida internacionalmente, tem nas suas folhas uma substância chamada Nepetalactone, que age sobre o seu cérebro. Esta planta atrai quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças e é inofensiva para eles. Cada animal reage de forma muito singular à planta. Alguns rolam sobre ela, esfregam-se, mastigam, brincam, miam. Outros simplesmente não aparentam absolutamente nenhuma alteração. De qualquer forma, o efeito dura apenas alguns minutos, voltando tudo ao normal, pelo menos até ao próximo contato com a substância.
28-12-2011

 Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, leve, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Depois de bem estabelecida é tolerante a curtos períodos de estiagem. Não tolera encharcamentos. Após a floração, deve-se podar abaixo das flores murchas, estimulando assim o seu desenvolvimento. Apesar de perene, pode perder a beleza com o tempo, devendo ser replantada a cada 3 anos. Multiplica-se por sementes e por divisão da ramagem.

Curiosidades: A floração da Erva-dos-Gatos é bastante atrativa para as abelhas e borboletas. Atrai insetos úteis e repele mosquitos, embora perca muita da sua eficácia quando usada na pele. As baratas também não gostam do aroma desta planta, mas os pulgões são atraídos por ela; 
28-12-2011
Esta planta não é só utilizada pelos gatos. Nos humanos, dizem ter um efeito calmante e estimula a sudação e é por isso utilizada para fazer baixar a febre. São-lhe também atribuídas propriedades de regulação do sistema digestivo, isto se tomada sob a forma de chá ou infusão, no entanto em doses elevadas pode provocar vómitos; As folhas jovens cruas têm um sabor a menta ligeiro e podem ser utilizadas em saladas. As folhas maduras são usadas para apurar cozinhados. 
                                                     Como reagem os gatos...

1 comentário:

  1. O meu gato adora! Em Portugal até existe um lugar que vende catnip orgânico catnip catup de uma excelente qualidade, mas cultivado é bem melhor! Pena que os gatos aqui de casa destroem as pobres plantas!

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...