terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Berberis

25-10-2011
Nome científico: Berberis thunbergii
Nomes comuns: Berberis, Espinheiro, Uva-Espim
Família: Berberidaceae

O Berberis é um arbusto lenhoso e de pequeno porte que pode atingir 1,5m de altura. A sua folhagem púrpura e a sua floração amarelo tingido de vermelho tornam este arbusto muito interessante. Pode-se plantar isolado mas também é, frequentemente, utilizado na constituição de sebes defensivas, pois esconde numerosos espinhos solitários.
Há muitas variedades de Berberis, sendo uma das mais famosas a Atropurpurea, de ocorrência natural e que apresenta folhas avermelhadas que se tornam alaranjadas no outono. As diferenças entres as cultivares geralmente estão relacionadas com a cor das folhas, que pode variar desde o amarelo limão até ao púrpura intenso, incluindo formas variegadas. Há também plantas mais ou menos compactas e de portes diferentes.
  
01-12-2011
Cultivo: O Berberis deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra. É muito resistente e adapta-se a qualquer tipo de solo, preferindo solos férteis, drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente. Aprecia o frio de climas temperados e subtropicais. Suporta bem a poda, formando pequenas sebes e magníficas bordaduras. Na poda, deve-se remover os ramos mortos e controlar o tamanho e a forma no inverno até à primavera. 
É tolerante à poluição e estiagem, porém não resiste a encharcamentos por períodos prolongados. 
01-12-2011
Os seus espinhos, defensivos, podem ser um perigo em jardins frequentados por crianças. A propagação pode ser feita por sementes, estaquia, alporquia e divisão da ramagem enraizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...