terça-feira, 29 de novembro de 2011

Amieiro

25-10-2011
Nome científico: Alnus glutinosa
Nome comuns: Amieiro, Amieiro Vulgar, Alno
Família: Betulaceae
O Amieiro é uma árvore que atinge uma altura máxima de 30 metros e raramente ultrapassa os 120 anos de idade. Possui folhas redondas/ovadas, com 4 a 10 cm de comprimento. Os frutos são uma espécie de pinha, com 1 a 2 cm de comprimento. O Amieiro pertence à mesma família da Bétula e da Aveleira. São árvores monoicas, onde na mesma planta existem flores masculinas e femininas.
A madeira do Amieiro é muito resistente à água e é muito utilizada na construção de corpos de guitarras sólidas, dadas as suas características acústicas. É também utilizada no fabrico de móveis, tamancos e diversos utensílios domésticos.

25-10-2011
Cultivo: O Amieiro é uma espécie comum nas margens dos cursos de água e nos terrenos húmidos ou pantanosos. Embora possa crescer em locais mais secos, não viverá tanto tempo. Prefere solo ácido ou neutro. Necessita de sol e de humidade permanente. Suporta grandes variações de temperatura. Tolera bastante os ventos marítimos. Propaga-se sobretudo por semente, por estaca ou por mergulhia.

Curiosidades: Os Amieiros autóctones formam simbioses com certas bactérias (organismos do solo) através das nodosidades das raízes, possibilitando à árvore fixar azoto atmosférico, o que é benéfico para a agricultura; A planta é uma boa fonte de alimento para muitas espécies de borboletas e mariposas e também para pequenos pássaros, no inverno; As folhas de amieiro são vulgarmente utilizadas por montanhistas, espalmadas dentro das peúgas, com a face superior em contacto com a palma dos pés, para aliviar o cansaço e evitar escoriações.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...