terça-feira, 4 de outubro de 2011

Açucena

13-05-2012
Nome científico: Hippeastrum hybridum
Sinónimos: Amaryllis vittata, Hippeastrum vittatum
Nomes populares: Açucena, amarilis, flor-da-imperatriz
Família: Amaryllidaceae

A açucena é uma planta herbácea, bolbosa e perene. As suas folhas verdes, lineares e suculentas são bastante vistosas. As suas belas flores são grandes e cónicas, podendo apresentar-se numa grande variedade de cores como vermelho, laranja, branco, verde, amarelo e rosa, sendo que por vezes até observamos uma mistura de várias cores. Apresenta um bolbo semelhante a uma cebola, do qual partem as folhas e as hastes florais. Este guarda as reservas energéticas e fica em dormência, enterrado no solo, até existirem as condições favoráveis a uma nova germinação. 
Existem diferentes espécies e muitos híbridos, neste último caso têm sido os holandeses os principais responsáveis pelo seu melhoramento genético.

28-12-2011
13-03-2013
Cultivo: Deve ser cultivada num local com sol pleno e aprecia solo fértil com boa quantidade de matéria orgânica. Prefere climas amenos e regas moderadas, pois o solo encharcado pode provocar o apodrecimento dos bolbos.  A sua folhagem pode ou não desaparecer no inverno, se acontecer devemos retirar-lhe as folhas e flores que já estiverem secas. Multiplica-se facilmente por divisão dos bolbos que aparecem junto da planta-mãe. 

Curiosidades: Quando plantada diretamente no solo pode viver por muitos anos;  Estas plantas são popularmente conhecidas por amarilis, o que pode fazer com que sejam confundidas com as do género Amaryllis (da mesma família que as Hippeastrum).


30-04-2011
13-05-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...